sábado, 10 de outubro de 2009

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes - IDA
Departamento de Artes Visuais
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologia Contemporâneas na escola 3
Tutora: Cecília Mori Cruz
Discentes: Sandro José do Nascimento Costa
Atividade 5

Durante o transcorrer destas duas semanas passadas, consegui fazer uma análise mais aprofunda sobre a novela "Caminho das Índias", da Rede Globo de televisão. Observando de forma mais critica os interesses intrínsecos na mesma bem como quais as mensagens que querem passar para o publico. Sendo esta novela uma amostra mais explicita do mundo em que vivemos com sua diversidade cultural e religiosa.
Sobre os diversos temas que a novela busca tratar como a falta de informação o preconceito existente sobre as doentes mentais no nosso país. Bem como, a distinção do que é doente mental e o que é psicopata.

Ressalta ainda a religiosidade da cultura indiana com seus costumes e problemas, e sua realidade que às vezes chegam a dar verdadeiras lições, com seus valores éticos e filosóficos.
Existe também um alerta imbuído em algumas cenas sobre a falta de atenção e a forma irresponsável que alguns pais são com os filhos com falta de ética e moral que de certa forma faltou na criação dos mesmos.

Contudo existem também na novela alguns pais que demonstram serem exemplos de honestidade algumas pessoas mesmo sendo paupérrimas cultivam estas virtudes tão raras no mundo atual.
Sobre o publico a que a mesma se destina creio ser um publico de adolescente e mais especificamente a adulto! Isto de acordo com o aviso que dão aos pais sobre a faixa etária de idade ser a parti dos doze anos.
Sobre os valores afirmados e negados, creio já ter falado de alguns, falarei mais um pouco dos negados, que são mensagens educativas ao publico sobre questões como a defesa do consumido, orientações como proceder em emergência, cidadania e etc.
Os conceitos passados retratam a realidade de duas nações distintas, mais que no fundo se assemelham, pois se no nosso país não existe distinção de castas, por outro lado existem pessoas preconceituosas tanto quanto o sistema indiano, e que tratam as pessoas de forma humilhante como a questão da mulher, dos negros, dos homossexuais entre outros.
Fatores como propaganda, modas, padrão de beleza, linguajar, caricaturas pejorativas e etc. notei sim ter estes fatores uma influencia no nosso meio social, pois até mesmo em meu trabalho já ouvi colegas pronunciar bordões utilizados nesta novela, bem como comprar roupas influenciados pelas que viram alguém usar em uma cena. Ou tratar pejorativamente a imagem de certos personagens como o guarda corno e etc.

Enfim existem muitas coisas a serem faladas da novela "Caminho das Índias", e se eu pudesse modificar alguma coisa creio que modificaria mais a parte dos valores negados que destaquei. Assim só tenho a agradecer por esta oportunidade de refletir e aprimorar mais minha visão critica e intrínseca do modo de ver as coisas.
Obs. Endereço de meu blog http://sandroart.blogspot.com

Nenhum comentário: