sábado, 10 de outubro de 2009

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes - IDA Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Tecnologias Contemporâneas na Escola 3Tutora: Cecília Mori Cruz Discente: Sandro José do Nascimento Costa
Resenha Critica Sobre o Filme o Show de Truman

O filme O Show de Truman. Foi bastante interessante assisti-lo e entendi que tudo se passa como uma novela da vida real onde Truman o ator principal vive vigiado desde seu nascimento e todos conspiram para que ele não saiba da verdade. Os outros personagens principais na vida fictícia de Truman Burbanks é sua esposa Meryl, seu melhor amigo Marlon, o diretor Chistof, que comanda a cidade, seu pai desaparecido e seu grande amor Sylvia, existindo muitos outros personagens coadjuvantes.
Vi muitos jogos de interesses que vão desde pessoais a interesses coletivos, onde de um lado ficar uma parte do povo torcendo pela descoberta e de outro ficam outras pessoas querendo ver o resultado de um próximo capitulo, existindo um terceiro grupo que movimenta a trama representando a mídia.
Sobre a relação dos interesses individuais e a conduta ética, creio que somente Sylvia, uma ex-figurante do show ao qual Truman acaba se apaixonando demonstra ter ao tentar acabar com a farsa contando a verdade!
O papel da mídia e de manipular desde o cenário, andamento do curso da vida de Truman, ate a emoção das pessoas que vivem assistindo aquele reality show.
Existe sim uma relação da ficção com a realidade, pois hoje os programas como o "Big brother Brasil", entre outros estão ai manipulando a opinião da sociedade sobre a conduta de certas pessoas ditando regras e comportamento. Tornando as pessoas personagens como os do mito da caverna de Platão, como em cenas do filme sobre os dois seguranças do estacionamento que acompanham a vida de Truman durante as madrugadas, ou as duas senhoras idosas que assistem ao programa, abraçadas a uma almofada com a foto de Truman, tendo ainda um homem que assiste TV até quando está na banheira.
Portanto, o filme despertou-me uma visão mais critica sobre os reality shows, sobre os verdadeiros interesses que existem por traz dos mesmos, pois assim como o diretor no filme Christof coordena a vida de Truman na vida real outros diretores manipulam as opiniões e a vida de muitas pessoas graças aos seus programas de TV. Foi muito proveitoso fazer esta análise através deste trabalho sendo uma forma de quando puder como futuro educador também instigar o raciocínio de meus alunos para que os mesmos tenham uma melhor compreensão de mundo.


Obs. O Endereço de meu Blog é http://sandroart.blogspot.com

Nenhum comentário: