terça-feira, 15 de novembro de 2011





























Atividade – Relatório de Execução

Dia 08 de novembro de 2011, realizei meu projeto de aula com crianças do bairro Ipepaconha e alunos da escola municipal José Augusto de Araujo, no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Na oportunidade pude contar com o auxilio da colega Rosiana Pereira Mourão, que me auxiliou bastante com a organização do evento bem como nas explicações para os alunos. Assim demos inicio no cronograma traçado no projeto, às 08 horas da noite, demos inicio com explicações sobre os pigmentos, onde na oportunidade fizemos algumas perguntas para ver o grau de entendimento dos mesmos sobre pigmentos naturais, onde na ocasião perguntei se os mesmos sabiam o que era pigmentos, e aos poucos eles foram se soltando nas suas respostas e compreenderam o que deveriam conhecer sobre o assunto pigmentos naturais. Em seguida fizemos a atividade sobre o carvão vegetal, como se faz e sobre o inicio da historia das artes rupestres no Brasil e no mundo. Após fizemos uma experimentação com pigmentos naturais, como o carvão vegetal obtidos de galhos de arvores, onde orientei os mesmos como deveriam proceder na coleta dos mesmos, os tipos de madeiras ideais para uma boa maciez, dureza, e espessura ideal. Em seguida expliquei sobre como obter pigmentos de vegetais como a cenoura e beterraba, frutas do açaí, buriti, acerola, pitanga, amora, caju. Além de cascas de arvores como a do Lacre e a fruta do urucum, utilizei ainda Ovos de galinha, corantes para bolos, bisnagas de tintas para parede, flores diversas como rosa, alfinete, flores do campo e cola escolar, lápis AB, A2B, A5B, etc. uma coisa que observei foi que os alunos ficaram muitos atentos prendendo sua atenção nas explicações e buscando executar as atividades gostando do que estavam fazendo. Portanto é a momentos como este que vale a pena continuarmos propagando a arte em nossa localidade. Outra coisa que as crianças gostaram muito foi de aprenderem a fazer pinceis de capins para a utilização na pintura com os pigmentos.

Após fizemos tintas com a utilização de pigmentos naturais e cola, bem como pigmentos artificiais e corantes de bolo. Em seguida pedi que os alunos usassem sua imaginação e fizessem pinturas livres sobre os seus entendimentos da arte e da natureza, onde na oportunidade pude ver alguns talentos surgindo neste contexto. Em seguida fiz um varal para expor suas obras, onde as mesmas poderiam secar.

Os aspectos negativos que posso citar foi com relação à falta de mesas e cadeiras conveniente a altura das crianças, talvez o horário de inicio que atrasei um pouco devido está organizando o material e providenciando cadeiras para os alunos sentarem. Já os aspectos positivos, posso dizer que foram vários como a adequação do local, a disponibilidade dos dirigentes do local em quererem auxiliar, a disponibilidade das crianças que compareceram, mesmo sendo à noite, a disposição de meus amigos e da colega Rosiana, a disponibilidade dos pais e mães que compareceram e até fizeram algumas atividades juntos das crianças enfim foram vários os aspectos positivos, gostei muito da execução deste trabalho e com certeza em um evento próximo poderei fazer melhor ainda, buscando planejar com mais precisão e melhor aquisição de materiais as demonstrações sobre o tema.

O entusiasmo, a atenção das crianças, me deu um novo animo para ensinar a arte no nosso município, que embora fragmentado na arte, detém grandes valores artísticos, que merecem nossa atenção, valorização e respeito.

Obs. segue as fotos da realização do meu projeto: como utilizar os pigmentos naturais e materiais alternativos para fazer arte em Tarauacá.

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