domingo, 23 de outubro de 2011




Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2


Universidade Aberta do Brasil – UAB

Universidade de Brasília – UNB

Instituto de Artes – IDA

Departamento de Artes Visuais

Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino Aprendizagem 2

Tutora: Renata Silva Almendra

Discente: Sandro José do Nascimento Costa

Tarauacá – Acre – 2011

Tarefa da semana 9 – Materiais:

Durante esta semana busquei pesquisar sobre o que temos de materiais que podem servi como pigmentos naturais e identifiquei varias plantas, legumes e frutas que podemos extrair pigmentos para fazer arte. Assim passei um bom tempo fazendo a coleta de materiais para extração de pigmentos como Açaí, Buriti, Taxi, Lacre, Beterraba, Cenoura, Abacate, Rabanete, Urucum, Pétalas de Rosas, Amora, Flor de Jambo, Flor do campo, Pitanga, Flor de alfinete e etc.

Então como material didático que pretendo utilizar como suporte na aplicação de meu projeto são um portfólio destas plantas e o pigmento que as mesmas produzem, feito em forma de slide e em papel cartolina para melhor entendimento do publico, vale ressalta que já fiz uma pequena amostra da qual podemos ver já a aplicabilidade dos pigmentos obtidos através destes suportes. Então hoje utilizei para fazer meu portfólio papel A4 e os pigmentos de plantas, legumes e flores que encontrei durante os dias que virão buscarei aumentar minha apresentação com pigmentos que não encontrei como a anilina da mata e o jenipapo. As fotos com os pigmentos e a coloração obtida dos mesmos estão logo abaixo para que se possa ter uma idéia de como será desenvolvido meu trabalho. Quando eu for executar meu projeto pretendo levar as tintas com os pigmentos já prontas e com sua coloração bastante forte, pois as baterei no liquidificador ao invés de só esfregá-la com fiz com o portfólio.

No dia de apresentação de meu projeto levarei ainda partes de plantas, legumes e flores para melhor conhecimento dos visitantes de onde são retirados os pigmentos que servem de suporta para o trabalho em arte. Alem de levar também outros materiais como ovos e cola escolar para servi de aglutinante para a fabricação das tintas a serem utilizadas.


Fim

Nenhum comentário: